Powered By Blogger

domingo, 9 de outubro de 2011

Monarquia Romana

A MONARQUIA
 A primeira forma de governo de Roma foi à Monarquia também chamado de o período da realeza.
 O rei tinha funções executivas, judicial e religiosa. Na área legislativa seus poderes eram limitados. Todas as leis apresentadas pelo rei tinham de passar pela aprovação do Senado ou Conselho dos Anciãos. O Senado era formado por cidadãos idosos (anciãos) que chefiavam as maiores famílias do Reino. Eles propunham novas leis, fiscalizavam as ações dos Reis.
 Uma vez a lei aprovada pelo Senado, era submetida a outro exame, a dos membros da Assembleia ou Cúria. Eram os cidadãos em condições de servir o exercito. Eles elegiam altos funcionários, aprovavam ou não as leis e aclamavam o rei.
 A sociedade romana era formada basicamente por classes:
   » PATRÍCIOS: cidadãos de Roma que tinham grandes propriedades de terras, gados e escravos. Tinham direitos políticos, podiam ter funções no exército, na religião, na justiça e na administração. Eram a aristocracia.
  » PLEBEUS: maioria da população. Imigrantes que vieram das primeiras conquistas de Roma. Eram livres, dedicados ao comércio, artesanato e a agricultura. Não eram considerados cidadãos de Roma, então não poderiam participar de cargos públicos e nem da Assembleia Curial. Suas famílias não eram legalmente reconhecidas.
  » CLIENTES: alguns eram estrangeiros e alguns plebeus que para sobreviver se associavam aos patrícios. Eles lhe prestavam diversos serviços pessoais em troca de ajuda económica e proteção social.
  » ESCRAVOS: eram os derrotados de guerras. Trabalham em serviços domésticos , agricultura, eram capatazes, artesãos, professores , etc. Eram como propriedade, seu Senhor tinha autonomia para castigá-lo, vende-lo, alugar seus serviços e decidir sobre sua vida ou sua morte.
  Roma estava progredindo, mas no Reinado de Tarquínio, os patrícios se rebelaram contra o rei, porque não apoiavam suas decisões em favor dos plebeus. Expulsaram o rei e estabeleceram a República.
  São conhecidos sete Reis romanos: Rômulo,Numa Pompílio,Túlio Hostílio, Anco Márcio, Tarquínio Prisco( o antigo), Sérvio Túlio e Tarquínio(o soberbo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário