Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Revisão sobre Grécia Antiga

Revisão sobre Grécia Antiga



Grandes Civilizações Grécia Antiga Parte 1


Grandes Civilizações Grécia Antiga Parte 2




Resumo do Filme "A Odisséia"

A Odisseia
A Odisséia é um romance de Homero, trata de questões cotidianas, da convivência com as divindades do Monte Olimpo, ora pacífica ora conflituosa, entre deuses e mortais. O ponto central de romance não é a saída, mas principalmente do retorno de Odisseu à Itaca. Convocado para participar da Guerra de Tróia, Odisseu sai de sua casa no dia do nascimento do seu filho Telêmaco; ele deixa seu filho e sua esposa Penélope, por quem era perdidamente apaixonado; e será por causa do amor de sua mulher e de seu filho que o manterá vivo e trará de volta para casa. Na despedida ela pede à Penélope que prometa que se lês não voltar até dia que seu filho tiver a primeira barba, ela deve casar-se novamente.
Odisseu parte para a Tróia, e depois de muitas lutas, vencem os troianos de uma forma muito sábia. Fizeram um cavalo com as madeiras das embarcações, colocando no interior do cavalo os melhores guerreiros, e dizendo ao rei de Tróia que era um presente dos deuses; ao anoitece, já dentro dos muros da cidade, descem e surpreendem os troianos, matando-os e colocando fogo na cidade. Depois de vencida a guerra Odisseu comemora a vitória a margem do mar desafiando o poder dos deuses dizendo que venceu sem a proteção de nenhum deles. Furioso, o deus do mar Posídom promete que ele nunca mais chegara à sua casa e que ficara perdido em suas águas. Odisseu passou por diversas intempéries no oceano, lutando com monstros mitológicos, sendo aprisionado por deusas, lutando com gigantes, passando até mesmo pelo inferno. Odisseu e seus soldados permanecem no oceano por 17 anos. O que fez com que Odisseu chegasse em casa depois de muitos anos, foi seu reconhecimento, que sem os deuses o homem não é nada. Ele reconhece que é apenas um homem, nada mais e nada menos. 

 



Quando Odisseu chega a Itaca, ele se disfarça de mendigo, exatamente no dia em que sua esposa deveria escolher um novo pretendente. Após vários episódios é reconhecido pela ama por causa de uma cicatriz, ela lhe prometeu sigilo. Para casar-se com a rainha, os pretendente deveriam arrumar a corda no o arco de Odisseu, mas nenhum deles consegue, somente Odisseu que depois de arrumar seu arco, volta a ser como antes, e reconhecido por todos, e com o próprio arco, elimina um por um dos pretendentes de sua esposa. Odisseu é reconhecido pela sua fiel esposa Penélope e promete nunca mais abandonar seu reino.
Ulisses é um exemplo de coragem e perseverança, pois diante das dificuldades da vida, não desanima, nem desiste, mas renova suas forças no amor por sua família e é esse amor que o levará de volta para casa. Também nós passamos por muitas intempéries na vida, mas nossas motivações devem ser sempre renovadas através dos nossos sonhos, das nossas buscas, e a felicidade deve ser nossa principal meta. O mundo nos apresenta diversos desafios que fazem com nós nos vejamos como fracassados, sem perspectivas, e com facilidade, desistimos dos nossos ideais, caímos nas “mesquinharias” deixando de lado todo o nosso potencial acreditando que somos incapazes. Pelo contrário, ante a essa realidade, precisamos erguer nossa cabeça, renovar nossos ânimos, olhar para um novo horizonte e acreditar que é possível vencer. Só assim poderemos saborear a vida e tudo o que ela nos apresenta de forma consciente, madura, permeada de felicidade.


Este texto pertence ao site  http://freitasphilosophia.blogspot.com.br/2008/03/resenha-do-filme-odissia_07.html